As portas metálicas são muito utilizadas em estabelecimentos comerciais e residenciais. Elas oferecem uma boa resistência contra arrombamentos. Mas precisam de um sistema de fechadura à altura para garantir a segurança total. As fechaduras eletrônicas são a solução perfeita para isso.
As fechaduras eletrônicas para portas de metal possuem mecanismos internos reforçados. Isso as torna praticamente invioláveis contra arrombamentos, mesmo os mais bruscos e com ferramentas pesadas. Elas suportam marteladas, chutes e outros métodos destrutivos.
Ao mesmo tempo, as fechaduras eletrônicas mantêm as facilidades de acesso do usuário autorizado. Basta uma digital cadastrada ou aproximação de um cartão para que a porta se abra. Tudo de forma simples, rápida e segura.
Existem modelos específicos para encaixar em portas metálicas pelo lado interno ou externo. As internas ficam escondidas quando a porta está fechada. Já as externas possuem uma capa metálica resistente para proteger o painel eletrônico.
A instalação é simples. Normalmente requer apenas a furação da porta metálica para encaixar a fechadura. Para portas muito espessas pode ser necessário ajustar a medida dos parafusos.
Um ponto a se atentar é para o material da fechadura ser compatível com o metal da porta. Latão ou aço inox combinam bem com portas de aço. Já para alumínio, opte por fechaduras também de alumínio, para evitar corrosão.
Modelos populares
As fechaduras biométricas são muito utilizadas em portas metálicas. Elas identificam a impressão digital do usuário para destravar. O reconhecimento é muito preciso, praticamente impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.
Outra opção são as fechaduras por senha. O usuário digita um código numérico secreto para abrir a porta. Permite compartilhar o acesso informando a senha para outras pessoas. Porém, exige cuidado para não expor o código.
As fechaduras com cartão ou chaveiro de proximidade também funcionam bem. Basta aproximar o cartão ou chaveiro para destravar a porta automaticamente. Mais fáceis de usar que chaves comuns.
Para empresas ou ambientes compartilhados, as fechaduras com controle remoto por aplicativo são ideais. Elas permitem abrir as portas metálicas à distância pelo celular, além de monitoramento constante.
Opções de alimentação
As fechaduras eletrônicas possuem diferentes opções de alimentação. Os modelos mais simples funcionam com pilhas comuns. Já os mais avançados contam com bateria interna recarregável.
As fechaduras com pilhas têm a vantagem do baixo custo. Porém, exigem trocas frequentes da pilha, o que pode ser um incômodo. Além disso, pilhas fracas podem deixar a fechadura temporariamente fora de funcionamento.
Já os modelos recarregáveis pela tomada eliminam o trabalho de trocar pilhas. A bateria dura muito mais e se mantém carregada com o suprimento contínuo de energia.
Algumas fechaduras possuem entrada USB para carregamento através de power bank ou computador. Isso permite recarregar mesmo sem tomada por perto.
Outra opção high-tech são as fechaduras que geram sua própria energia ao ser utilizada. Os movimentos da porta ao abrir e fechar movimentam um gerador que recarrega a bateria constantemente.
Certifique-se que a fechadura escolhida tenha autonomia suficiente da bateria. Algumas duram meses sem recarga. Mas modelos mais simples podem descarregar em poucas semanas.
Recursos adicionais
Além da função básica de trancar a porta, as fechaduras eletrônicas podem oferecer recursos extras interessantes.
O armazenamento de registros de acesso permite saber data e hora que a porta foi aberta e por qual usuário. Útil para monitoramento de segurança.
Já a integração com sistemas de alarme aumenta a proteção. Ao detectar tentativa de arrombamento, a fechadura dispara o alarme sonoro para espantar invasores.
Alguns modelos possuem sensor de impacto. Caso percebam golpes muito fortes na porta, bloqueiam a fechadura temporariamente para impedir entrada à força.
Portas de aço com grande circulação se beneficiam de fechaduras com abertura automática. Sensores detectam a aproximação do usuário e destravam sem precisar digitar senha ou aproximar cartão.
Essas são algumas das tecnologias que tornam as fechaduras eletrônicas perfeitas para portas metálicas que requerem máxima segurança. Elas transformam portas comuns em barreiras praticamente intransponíveis para invasores.